sábado, 1 de janeiro de 2011

1º de Janeiro - Dia do Domínio Público

Primeiro gostaria de explicar meu sumiço: Folga.

O dia 1º de Janeiro não é só o primeiro dia do ano, mas um dos dias mais importantes para a cultura universal. Todo dia primeiro de Janeiro milhões e milhões de obras perdem os direitos e passam a ser patrimônio cultural de todos. Ano passado simplesmente Sigmund Freud e Yeats entraram em domínio público nos Estados Unidos e no Brasil.

De forma simples, todo escritor morto a 70 anos (ou seja 1940) entrou em domínio público hoje e toda obra escrita antes de 1923 também está em domínio público.

Esse ano, as duas grandes celebridades em domínio público são: o pintor suiço/alemão Paul Klee o filósofo alemão Walter Benjamin e o escritor americano Fitzgerald (que escreveu "O Curioso Caso de Benjamin Burton" e "O Grande Gatsby").

Outras personalidades que entraram em Domínio Público foram: Maurice Renard (escritor francês de histórias fantásticas), Amílcar de Sousa (médico português, pioneiro no vegetarianismo), Maude Abbott (Médica canadense), Antonio de Hoyos y Vinent (Escritor espanhol da escola decadentista), Emma Goldman (anarquista russa), Mikhail Bulgákov (escritor e dramaturgo russo que teve dois livros publicados ano passado pela EDUSP em 2009-2010), Selma Lagerlöf (escritora sueca, primeira mulher ganhadora doNobel de Literatura em 1909. Link2) e muitos outros.

Destaque também para vários escritores com uma crítica favorável e que estão inéditos em língua portuguesa como Anton Hansen que é considerado um dos maiores expoentes da literatura estoniana, ou Francis William Bain escritor de histórias fantásticas ou Edward Frederic Benson que escreveu centenas de histórias. Talvez a entrada desses escritores em domínio público incentive as editoras brasileiras a traduzirem e publicarem obras desses escritores.

Não, tirando Fitzgerald e Benjamin não conheço a obra de nenhum desses escritores, mas pretendo conhecê-los no decorrer do ano, se o Projeto Gutenberg me ajudar.

Aguardo 2012, quando Joyce aumentará o acervo do domínio público.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails