terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Principe é maior clássico da literatura escrita para crianças. Por conta do "Clássico", muitas pessoas se privarão de ler esse livro (pré)julgando-o chato, afinal, todos conhecemos a antipatia que a grande maioria das pessoas possui de textos ditos "Clássicos" ou "Canônicos". Mas diferente do que se possa pensar, O Pequeno Principe difere muito do que a maioria das pessoas pensam sobre textos clássicos, mas tem uma característica basilar que mantém esse livro nas estantes da criançada e dos adultos até o dia de hoje, que e justamente o que Ítalo Calvino considera como a característica mais importante dos textos clássicos: "um clássico é um livro que nunca acaba de dizer o que tem para dizer" (CALVINO, Por que ler os Clássicos).

Encerrando a discussão sobre clássicos e cânones (que já deve estar ficando chata a beça), o primeiro ponto que chama atenção é a sua linguagem (ou a linguagem da tradução, já que não faço a mínima ideia de como é a linguagem no francês), que é muito simples e "bonitinha". Percebe-se que a maior preocupação do autor (ou do tradutor, como eu disse anteriormente) é em falar, de fato, com as crianças que lêem a obra, porém, bem mais que isso, consegue usar uma linguagem que pode agradar (e agrada) os jovens e adultos.

A história é simplíssima, mas sua profundidade é algo que também deve ser discutido. Há no livro toda uma formulação pedagógico/filosófica sobre a amizade, sua importância e seus efeitos. Talvez as partes que falam sobre amizade sejam as mais recitadas do livro, mas não vou colocar nenhum trecho da obra pelo motivo que vocês verão mais a frente quando eu falar da produção.

Outro ponto de destaque é a composição fragmentada da obra, sendo que cada tema é muito bem trabalhado isoladamente e de forma cumulativa, onde após um tema ser trabalhado, passa-se para outro que tem como pré-requisito o(s) anterior(es). Para compor esse "mosaico" temático, Antoine cria um sistema de episódios interessante, que começa com o planeta natal do pequeno príncipe, e passa para uma série de viagens e descobertas em outros pequenos planetas até chegar no planeta terra. Cada episódio uma nova descoberta, uma nova reflexão e uma reformulação das descobertas e reflexões anteriores. As novas experiências também são importantes para o pequeno principe no sentido de que ele passa a conhecer melhor seus próprios sentimentos.

Por fim, vem o desfecho "trágico", que, por ser incomum ao universo infantil, acaba sendo bastante chocante e emocionante para a maioria dos leitores. Entretanto, esse desfecho "trágico" (notem as aspas) possui sua importância. Só quem leu a obra pode compreender a beleza desse episódio que praticamente encerra o livro.

Lembrem-se: por ser um grande "Clássico", a leitura de "O Pequeno Príncipe" é inesgotável, e não pretendo (nem possuo a pretensão) de esgotar, com apenas uma leitura, esse livro maravilhoso. Optei na minha resenha destacar alguns pontos da composição das ideias nesse livro, mas há diversas (e melhores) leituras espalhadas por aí. Recomendo a leitura desse livro até para quem não é apaixonado por ler, afinal, além de bom e simples ainda é um livro curto.

Um ponto que gostaria falar também é quanto a produção editorial. Meu exemplar é da coleção dos "Menores Livros do Mundo", que é uma simpática coleção de livros de aproximadamente uma polegada e meia. Apesar do tamanho, o livro é totalmente legível (bom tamanho de fonte) e ilustrado (ilustrações originais do autor), além de possuir um acabamento e marcador super simpáticos. O problema (muito grave) é que o livro não possui folha de rosto, e, não há nenhuma informação sobre a edição ou tradução do livro, e por esse motivo não citei o livro em nenhum momento na resenha, nem coloquei suas referências ao final como de costume.

Esse é meu primeiro Bônus do DL, e foi feito em decorrência do tema de Janeiro. Clique aqui para ver a página de Janeiro. E para quem não sabe falar o nome do escritor, é mais ou menos assim: Ãtwán (a não nasalizado)de Séntêgzypêrri (sendo "y" o som entre "u" e "i" e o "rr" bem forte). IPA: [ɑ̃twan də sɛ̃tɛɡzypeˈʁi]

Nota do Elaphar: 9,1

2 comentários:

  1. Quantas vezes li este livro! acho uma leitura maravilhosa e acho que tem muito de auto ajuda também. valeu a escolha, bjs
    lereomelhorlazer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como alguns devem saber, toda a obra original de Antoine de Saint-Exupéry entrou em Domínio Público em 1/1/2015 (exceto nos EUA e na França). Isto significa que o seu maior clássico, "Le Petit Prince", também está em Domínio Público. Ao longo de 2014 eu traduzi a obra francesa para o português e trabalhei nas mais de 40 ilustrações originais para criar uma edição digital com a maior qualidade possível. Este ebook se encontra atualmente à venda na Amazon pelo preço mínimo, R$1,99. Esta foi a forma que encontrei de levar esta obra monumental para o maior número possível de corações. Se lhes interessar, segue o link:

    http://www.amazon.com.br/gp/product/B00RO2K7XC/

    Com carinho,
    O tradutor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails