segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Piores Capas de Livros

Um velho ditado diz que "não se julga um livro pela capa", e isso é uma grande verdade, pois muitos livros excelentes podem estar embalados com uma capa horrível. Hoje vamos falar de algumas dessas capas.

Antes que comentem dizendo que livro tal é bom e etc..., minha visão aqui é puramente da capa dos livros e não de seu conteúdo. Um livro pode ter uma capa feia por muitos motivos: não combinar com o livro ou título, ser incompreensível, ser malfeita ou ser simplesmente feia. A maior parte dos livros são de língua inglesa (e dedicados ao público infanto juvenil). Outra coisa é que não considerei capas simples (apenas com o nome do autor e título ou formas coloridas no fundo) pois não são capas feias, somente não são bonitas.

Ah, e a inspiração para esse post foram os dois posts de capas feias de discos que fiz no meu outro blog (vol.1 e vol.2, e em breve o 3), o post do blog do Amer de piores capas de jogos (também vol.1 e vol.2), e também os frequentes posts de capas do blog Literalmente Falando. Minha frustração é que em capas de livros, as pérolas do mau gosto são muito mais raras que em capas de discos e em capas de jogos, mas por sorte elas existem. Agora, ao trabalho!!! As 5 primeiras são colheres de chá, e as outras são beem feias.

Dom Casmurro - Machado de Assis (trad: John Gledson)
Normalmente, não acharia essa capa feia, mas ela possui um probleminha.... é do livro Dom Casmurro de Machado de Assis... E QUE PORRA DOM CASMURRO TEM A VER COM UM CAIPIRA TOCANDO VIOLA EM CIMA DA JANELA. Desculpem pelo meu excesso, mas não resisti. Isso me leva a crer que os responsáveis pela capa nem ao menos leram o livro, e só sabiam que o personagem principal era brasileiro, e isso foi tudo que conseguiram pensar. Nem quero imaginar que a moça gorda da direita é Capitu, é deveras desagradável. Como John Gledson permitiu uma capa dessas?

Noites de Tormenta - Nicholas Sparks
Essa capa não é feia, essa é a verdade, muito pelo contrário, é bem bonita. Mas qual o problema então? O que uma noite de tormenta tem a ver com essa belíssima imagem do casal (aparentemente no deserto) à luz do sol? Acho que ele deveria entrar em piores traduções de livros e não em piores capas, pois a capa tem muito mais a ver com o livro do que o título brasileiro (ou melhor, eu acho, pois não li o livro). De qualquer forma, essa luta entre o título e a capa é deveras incômoda.

Company - Max Barry
Disse que não ia colocar capas simples, mas essa aqui não é só simples. Também é feia e malfeita, pois a iluminação refletida é desagradável entre outros pequenos detalhes. Em suma, é uma capa feia.

Imortal Image - Jaye Roycraft
Nessa capa tudo é meio feio: os fogos, a caveira, o cara no fundo, e até mesmo a letra é feia e briga com a capa. Podiam ter caprichado mais nessa capa, com toda a certeza.

The Ninety Trillion Fausts - Jack l. Chalker
Eh... Primeiro o nome do livro, parece que saiu aleatoriamente, e a autora pegou o maior número que conseguiu pensar e jogou no título. Outro é a capa em si, com aquela luz no fundo (seria a silhueta de um olho?) com uma criatura feia (não feia para o padrão de monstro, mas sim feia no padrão artístico, isso é, malfeita) e uma escada que ruma para a luz passando pela criatura. Não sei vocês, mas não tive vontade de comprar um livro com essa capa.

The Blue World - Jack Vance
Fim da colher de chá! Esse monstro é feio (artisticamente falando é claro). A capa é tão carismática quanto uma lata de picles (se bem que as vezes, uma lata de picles é bem carismática)!!!

 Children Are No Match For Fire - Carol Dean (ilustrações de Sandra Dunn)
Ah, sim!!! Livros infantis!!! Me lembram a época que eu pagava livros na biblioteca mas nunca lia-os porque preferia jogar video game. Bons tempos, bons tempos!!! Só que essa capa? O que há de assustador em esqueiros e velas? E as crianças parecem estar correndo deles!!! Digo "parecem" porquê nada comprova isso, pois basta prestar mais atenção na imagem que não fica claro que as crianças estão correndo (e além disso devem ter problemas ósseos). E a cara de espanto das crianças??? Mon Dieu, vamos pra próxima.

Daggers of Darkness - Steve Jackson and Ian Livingstone
Esse livro é um RPG, ou seja, um livro-jogo (da série Fighting Fantasy). Não ganhou traduções no Brasil, embora a industria editorial brasileira seja razoavelmente boa. Talvez por ser um RPG bem medíocre (no sentido original da palavra, por favor). Talvez por ter capas horríveis como essa! Tem uma capa dessa série que tem um guerreiro "cavalgando" ursos polares!!! Nessa ele está usando dois tigres nadadores puxando-os com correntes(!), e sendo perseguido por uma águia (ou é mascote dele... sei lá). A arma que o guerreiro usa é super prática também, o que me faz perguntar se ele não usa ela para golpear os tigres, pois é a única utilidade que vejo para ela nesse estado sem o risco dele acertar as duas bolas nele mesmo pelas costas (sem conotações sexuais por favor). Pelo menos o cara da imagem tem muita testosterona, isso deve valer para alguma coisa.

Inferno - Mark Smith and Jamie Thomson
Mais um transporte inusitado! Agora um calangão!!! O guerreiro não parece (pela sua cara e posição) que está enfrentando o lagarto aí, e a espada parece ter sido enfiado por engano quando o guerreiro decidiu posar para a foto (pelo menos me parece mais aceitável). Dá pra ver pela cara de espanto do bicho aí.

Ma! There's Nothing to Do Here - Barbara Park
Essa capa só me lembra uma coisa... Alien o filme!

Exercícios de Estilo - Luiz Pacheco
Não consigo entender qual é a dessa capa! Esse conjunto de elementos são ridiculamente divergentes entre si. Não li o livro, e talvez esses elementos são explicados no livro, o que eu duvido.

Amor de Salvação - Camilo Castelo Branco
Temos que admitir que essa capa é engraçada!!!

De Boas Ereções Está o Inferno Cheio - Dick Hard
Eh... não tenho coragem  de falar nada dessa aqui! Nem preciso, a piada já está na capa!

The Rifleman (Comix)
Essa a piada não está tão na cara assim, ou melhor, está! Ou você não percebeu a tora enorme na frente do... Pois é!!!

Karen's Worst Day - Ann M. Martin
Feia, simplesmente isso! Não tenho que me explicar de escolher essa capa.

The Frozen God - Richard Kirk
Esse livro é um livro padrão de literatura fantástica, mas tem um probleminha... ele é indicado para pessoas de oito anos ou mais... Que droga, essa capa é praticamente PORNÔ para uma criança de 8 anos.

O Primo Basílio - Eça de Queirós
A uns meses atrás eu tinha a editora Nova Cultural em alta conta... pois é, eles transformaram o Primo Basílio em um romance barato... por mais que você pense que essa capa é ridícula, não consegue ser pior que a sinopse da contracapa: "Luísa é uma jovem entediada [sic] com o casamento com Jorge. Um pacato engenheiro [sic] na Lisboa do século XIX. A solidão e os livros românticos devorados [sic] durante as longas ausências do marido, preparam o espírito de Luísa para viver um tórrido caso de amor com um parente distante, recém chegado a Portugal: o primo Basílio, rico, galante e devasso [sic] (...)".

Mayhem and Maddie - Dakota Cassidy
Eh!!! Não me sinto à vontade de falar alguma coisa dessa aqui!!!

Breed to Come - Andre Norton
POR QUÊ ESSE GATO ESTÁ AÍ? Sério? E os carinhas verdes são astronautas ou aliens? É impressão minha ou TUDO é verde (exceto o gato, é claro).

A Religiosa - Diderot
Essa não foi nem um pouco engraçada! O que fizeram com Diderot? Ele provavelmente se suicidaria se visse um livro seu com uma capa dessas (se não estivesse morto, claro).

Unanswered Prayers - Penny Richards
Essa era para ser romântica! Digo "era" porque nada consegue ser romântico em cima de um... Tá, vocês já sacaram.


Por hoje é só! Amanhã posto capas ainda melhores que essas (se bem que "melhor" em uma postagem desse tipo é uma honra meio duvidosa)!!! Tenho ainda vários livros para postar, mas em breve faço isso.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails