terça-feira, 30 de novembro de 2010

Drop: Desafio 30 livros em 30 dias

Acabei chegando atrasado no desafio de 30 livros em 30 dias (cheguei dia 5), mas preparei minhas escolhas e resolvi postar um Drop com todas elas de uma vez só. Por ser postagem única, as explicações são bem rápidas. Muitas dessas perguntas possuem várias respostas, e o critério de desempate foi evitar repetições.

Dia 01 – um livro que te surpreendeu completamente
O livro que me surpreendeu completamente foi Saraminda do José Sarney (sim, esse Sarney mesmo que você está pensando). Sarney assim como Saramago e Paulo coelho sãoos 3 escritores de língua portuguesa que mais recebem comentários por quem nunca leu suas obras (Saramago positivamente, e os outros dois negativamente). Diferente do que se possa imaginar, Sarney não é tão ruim quanto se imagina (ainda não chega a ser muito bom), e Saraminda não é um lixo como pensei que seria quando o comprei.

Edição Lida:
SARNEY, José. Saraminda. São Paulo: Siciliano, 2000, 250p.

Dia 02 – um livro que te fez chorar 
Na verdade, nenhum. Acho que isso se dá pelo fato de ter começado a ler de verdade um pouco tarde (1º Ano), e não consigo me emocionar dessa forma com um texto, pois, sinto apenas o prazer de um leitor compulsivo. TALVEZ se eu tivesse lido o Pequeno Principe quando criança (li esse ano) eu choraria. TALVEZ.

Dia 03 – o melhor livro que você leu nos últimos 12 meses
Com certeza O Barão nas Árvores de Italo Calvino na tradução de Nilson Moulin para a Companhia das Letras. Já resenhei esse livro aqui e não preciso falar mais nada sobre ele.

Dia 04 – um livro que você leu mais de uma vez
A maioria dos livros que gosto eu leio mais de uma vez, entretanto, o que eu mais lí até hoje foi o Memórias Póstumas de Brás Cubas, que foi um dos primeiros livros que li. Li esse livro na íntegra 6 vezes em várias edições, e sempre releio vários trechos. Aliás, todo ano eu tenho que ler pelo menos um livro de machado e reler pelo menos um anualmente.

Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido
Se tivesse respondido dia 5, teria respondido com toda a certeza Memórias Póstumas, entretanto, minha irmã me lembrou dos livros de fábulas de La Fontaine e Hans Cristian Andersen que li quando era criança.

Edições Lidas:
ANDERSEN, Hans Cristian. Fábulas. Trad: Maria Cimolino e Grazia Parodi. São Paulo: Rideel, 1995. (Coleção No Reino da Garotada III)
LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. Trad: Maria Cimolino e Grazia Parodi. São Paulo: Rideel, 1995. (Coleção No Reino da Garotada V)

Dia 06 – capa de livro favorita
Gosto muito de capas simples, com uma imagem simples e o nome. As vezes muito exagero danifica a capa. Entretanto, tenho que tirar o chapéu para as capas da editora Underworld, que mesmo sendo uma editora que está dando seus primeiros passos, possui uma equipe preocupada e belas capas. Não sou um grande fã do gênero dos livros que a editora publica (embora gosto de alguns autores como o Lovecraft), mas as capas chamam atenção e dão a vontade de comprar os livros apenas para por eles num quadro.

Dia 07 – um livro que achou difícil de ler
O livro de Schopenhauer da série Os Pensadores da Nova Cultural. Já sou acostumado a ler filosofia (incluindo Kant, que é temido), mas o pensamento de Schopenhauer é dificílimo. Tive qu reler muitas partes e pensar com calma sobre vários pontos. Para auxiliar a compreensão precisei de outros dois Livros (Schopenhauer de Jair Barbosa e Filosofia Contemporânea de Benedito Nunes).

Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez
Vou indicar uma série de livros na verdade (que não li toda, diga-se de passagem). É o Em Busca do Tempo Perdido de Proust, que só tive a oportunidade de ler Um Amor de Swann (na divisão atual, esse livro faz parte do primeiro: No Caminho de Swann), O Tempo Redescoberto e parte de Sodoma e Gomorra. A publicação original possuia 13 volumes, mas hoje em dia comumente divide-se a obra em 7 volumes. É o maior clássico da literatura francesa, e curiosamente, o final foi escrito junto do início, e o meio que foi sendo escrito aos poucos. Essa obra foi traduzida por Drummond e Quintana.

Dia 09 – a melhor cena que você já leu
Muitas, mas vou citar a mais recente: A morte de João do Mato em O Barão nas Árvores de Italo Calvino. A cena se encontra no final da minha resenha aqui.

Dia 10 – um livro que você não terminou de ler
La Symphonie Pastorale do André Gide. Ainda não terminei de ler porque o livro está em francês e minha aptidão nessa língua ainda não é o suficiente para a leitura. Ainda irei terminar de lê-lo um dia.

Minha Edição:
GIDE, André. La Symphonie Pastorale. France: Gallimard, 1925, 158p. (Impresso em 2009)

Dia 11 – seu tipo de livro favorito
Depois de muito pensar achei a resposta: Ficção. Todo o tipo de ficção é bem vinda, desde poesia e crônica até o conto, a novela e o romance.

Dia 12 – um livro que te faz lembrar alguém
Dom Casmurro me faz lembrar uma grande amiga minha que não vejo a muitos anos.

Dia 13 – um livro que você gostaria que virasse filme
Gostaria muito que existisse um filme de Chove nos Campos de Cachoeira, do escritor Dalcídio Jurandir (Prêmio Machado de Assis pelo Conjunto da Obra). O livro é muito interessante, embora a narrativa seja um pouco lenta. Há muitas cenas no livro que imaginei em um filme.

Dia 14 – personagem de livro favorita
O filósofo Quincas Borba de Machado de Assis, que aparece em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. O personagem filósofo de Machado é divertidíssimo, e talvez o melhor personagem criado pelo grande escritor brasileiro (mais até do que Dom Casmurro, Capitu, Brás Cubas ou Marcela).

Dia 15 – um livro que te conforta
Basicamente, todos os livros me confortam, mas um em especial me conforta mais, e esté é Laços de Família de Clarice Lispector. Já resenhei esse livro aqui.

Dia 16 – um livro que você gostou e que virou filme
A Ilíada de Homero. O livro virou milhares de filmes, alguns bons e outros ruins.

Dia 17 – uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu
Me identifico muito com essa garotinha que aparece em Menina que Vem de Itaiara, Estradas do Tempo-foi e Eram Seis Assinalados. Além de minha conterrânea, nossas atitudes quando criança e adulto combinam, nosso pensamento é muito parecido. O problema só é uma pequena disfunção cronológica, pois, se minhas suposições estiverem corretas, ela nasceu na década de 20, e hoje teria uns 90 anos. Alguns estudiosos acreditam que Irene é uma personagem que representa a própria escritora (assim como o Aires de Machado).

Dia 18 – um início de livro que você gosta

    Quando eu me encontrava na metade do caminho de nossa vida, me vi perdido em uma selva escura, e a minha vida não mais seguia o caminho certo. Ah, como é difícil descrevê-la! Aquela selva era tão selvagem, cruel, amarga, que a sua simples lembrança me traz de volta o medo. Creio que nem mesmo a morte poderia ser tão terrível. Mas, para que eu possa falar do bem que dali resultou, terei antes que falar de outras coisas, que do bem, passam longe.
    Eu não sei como fui parar naquele lugar sombrio. Sonolento como eu estava, devo ter cochilado e por isso me afastei da via verdadeira. Mas, ao chegar ao pé de um monte onde começava a selva que se estendia vale abaixo, olhei para cima e vi aquela ladeira coberta com os primeiros raios do sol. A cena trouxe luz à minha vida, afastou de vez o medo e me deu novas esperanças. Decidi então subir aquele monte. Olhei para trás uma última vez, para aquela selva que nunca deixara uma alma viva escapar, descansei um pouco, e depois, iniciei a escalada.
Retirado de "Inferno" de Dante Alighieri traduzido por Helder Rocha e disponível em: http://www.stelle.com.br/pt/inferno/inferno.html

Dia 19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto
Tudo o que lemos e vivemos muda nossa forma de pensar, querendo ou não. Um livro que mudou muito a visão que eu tinha sobre a Verdade foi o Crepúsculo dos Ídolos de Friedrich Nietzsche.

Edição Lida:
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos: ou como filosofar com o martelo. Trad: Jacqueline Valpassos. São Paulo: Golden Books/DPL, 2009,152p.

Dia 20 – um final de livro surpreendente!
O Tempo Redescoberto – Marcel Proust. O livro inteiro é um final, e é muito impressionante. Geralmente finais de livros não me impressionam, mas o Tempo Redescoberto impressiona pela beleza poética com que é escrito.

Dia 21 – um livro guilty pleasure
O maior problema de gostar do livro Gênio de Harold Bloom é puramente acadêmico. Considero um livro Guilty Pleasure pois as pesquisas que faço de literatura, hoje, são de um grupo de estudos culturais, que muitas vezes (quase sempre) defende pontos de vista divergentes do que Bloom prega em seu livro, e meu professor teria um enfarto se soubesse que eu leio e aprovo muitas idéias desse livro, incluindo o conceito de genialidade (e por oposição, também o conceito de lixo literário) entre outros. O livro se compõe de um mosaico com 100 escritores geniais, que exemplificam todo o pensamento do autor. O livro é o único livro teórico que conheço, que figurou listas de mais vendidos e se tornou um Best-Seller mundial.

Edição Lida:
BLOOM, Harold. Gênio: os 100 autores mais criativos da história da literatura. Trad: José Roberto O'Shea. São Paulo: Objetiva, 2003, 826p.

Dia 22 – casal literário favorito
Meu casal literário favorito é dos alemães não alemães Lou Andreas-Salomé e Rainer Maria Rilke. Os dois são escritores alemães (mas Lou nasceu na Rússia e Rilke no antigo império Austro-Húngaro) que possuem uma história explêndida. Muitas vezes também figuram como personagens de ficção. Considerando as "Cartas" como gênero literário (e são), temos os dois como escritores e personagens de suas correspondências.

Dia 23 – uma personagem irritante
Mais uma Irene, só que essa é de Dalcídio Jurandir e de seu Ciclo do Extremo Norte (10 livros, sendo que Chove nos Campos de Cachoeira [citado acima] e Marajó [na minha lista do DL] fazem parte desse ciclo). Assim como a Viola de O Barão nas Árvores, Irene é detestável, e por isso, acaba sendo uma personagem que adoro também. Só quem leu os livros em que ela aparece sabem o quanto Irene é irritante.

Dia 24 – uma citação de livro que você gosta
Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
 Extraído de Quincas Borba de Machado de Assis. Disponível no Portal do MEC em: http://machado.mec.gov.br/arquivos/html/romance/marm07.htm

Dia 25 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler” 
Minha pilha de "vou ler" está monstruosa, principalmente porque compro livros em uma velocidade impressionante. Quase todos os livros do desafio literário estão na minha pilha, mas além dos do desafio, dos teóricos, e dos que já citei tenho em minha lista: A misteriosa Chama da Raínha Loana (Umberto Eco), O Paraíso (Dante), A Cura de Schopenhauer (Yalom), Estradas do Tempo-foi (Lindanor Celina) e Lolita (Nabokov). Como era para citar só 5...

Dia 26 – um livro que você gostaria de ter escrito
Ou Ulysses de James Joyce ou a tradução Ulisses de Houaiss. O livro de Joyce é lastimavelmente muito mal compreendido (e figura em centenas de listas de piores livros na internet), mas em contrapartida, é considerado o maior romance do século XX escrito em inglês. A tradução de Houaiss também é uma lenda da tradução e da arte de traduzir.

Dia 27 – se um livro tem ___, você sempre lê
Uma boa história. Desculpem, foi o melhor que consegui pensar.

Dia 28 – um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu
A Montanha Mágica de Thomas Mann. Sempre quiz ler esse livro, mas nunca achei-o em nenhuma livraria. Recentemente consegui comprá-lo, e confesso que me espantei deveras pois são quase 1000 páginas na cara em fonte pequena. Esse livro vai me exigir muita dedicação.

Minha Edição:
MANN, Thomas. A Montanha Mágica. Trad: Herbert Caro. 2ªEd. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 958p.

Dia 29 – um escritor que você adora e um que você detesta
Adoro muitos autores, assim como detesto tantos outros. Vou usar o meu clichê, levando em consideração que eu sou o público alvo de ambos os escritores: Adoro Machado de Assis e detesto José de Alencar.

Dia 30 – qual(is) livro(s) você está lendo agora?
Por fim, estou lendo vários livros no momento. dentre eles Hortência de Marques de Carvalho (ex-desafio literário, atual objeto de estudo e futuro livro a ser resenhado), Amazônia de Bertha Becker (teórico sobre o conceito de amazônia) e Antologia de Contos do VI Concurso de Contistas do Norte (estou lendo um conto por vez, e não pretendo resenhar esse livro).

3 comentários:

  1. Olá Elaphar!

    Que bom que resolveu participar, mesmo começando depois do prazo. Também gosto muito de Machado de Assis, e Memórias Póstumas é mesmo o melhor livro dele.
    Outro livro da sua lista que li e gostei muito foi Laços de Família, de Clarice Lispector. O conto Feliz Aniversário é um primor!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado... Também adoro "Feliz Aniversário", embora nenhum conto de Clarice tira "Amor" do primeiro lugar, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. "a muitos anos"??? Certeza de que está lendo tantos livros e compreendendo? Um erro tão crasso me faz duvidar, infelizmente...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails