terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desafio - 10 livros em 10 dias!!! | 1º Dia - Livro que você mais gostou

Calma! Não é para ler 10 livros nos 10 dias, mas sim citar os livros segundo alguns critérios:

1° dia - Livro que você mais gostou;
2° dia - Livro que você mais odiou;
3° dia - Livro mais barato que você comprou;
4° dia - Livro mais caro que você comprou;
5° dia - Livro que mais te fez ter a atenção nele;
6° dia - Livro que menos te fez ter a atenção nele;
7° dia - Livro que você mais recomenda;
8° dia - Livro que você menos recomenda;
9° dia - Série de livros que você mais gosta e;
10° dia -Livro mais velho que você tem ou leu.

Vi o desafio no blog Rato de Biblioteca (http://www.terracotabolsas.com/rato/index.php/10-livros-em-10-dias-a-leste-do-eden/), achei a ideia boa, e decidi participar.O desafio foi criado pelo blog Partes de Um Diário (http://partesdeumdiario.blogspot.com/). O objetivo não é o de resenhar o livro, pois, muitos merecem resenhas caprichadas.

Então, ao trabalho:

1º Dia - Livro que você mais gostou

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Além de ser o livro que eu mais gostei, também foi o primeiro livro que li na minha vida (estou falando sério). Não sei se é por pura teimosia que mantenho Memórias Póstumas como o ápice de meu cânone pessoal, mas o que importa é que tudo o que eu leio, tenho como referência de qualidade esse belo livro. Acho que não é necessário resumir a história de Memórias, pois querendo ou não, acho que todo mundo conhece ou deveria, nem que seja para passar de ano no EM ou para prestar vestibular.

1ª Edição Lida: ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Coleção Biblioteca de Ouro da Literatura Universal (nº 1).


Machado de Assis no domínio público aqui.
Machado de Assis no projeto Gutenberg aqui.
Memórias Póstumas na MetaLibri aqui.

3 comentários:

  1. Olá Elaphar!

    Que bom que decidiu participar, vou acompanhar sua lista. Também gostei muito do Memórias Póstumas, que considero o melhor livro do Machado (em seguida vem Dom Casmurro, na minha opinião). Criativo, muito bem escrito e interessante, e felizmente já foi traduzido para inglês, o que é bom para que outros países conheçam o que temos de melhor em literatura.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito de Dom Casmurro, porém acho que Quincas Borba é o 2º melhor livro de Machado. Não sei se considero "felizmente" a tradução para o inglês de Memórias, pois (pelo menos a tradução que conheço) possui uma qualidade tradutória questionável. Entretanto a tradução de Dom Casmurro de John Gledson não têm nenhum defeito, e talvez Dom Casmurro seja o melhor livro "hoje" para ser lido em língua inglesa.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails