sábado, 9 de outubro de 2010

5° dia - Livro que mais te fez ter a atenção nele

Fiquei em dúvida se é pelo livro que me chamou mais atenção por:

1 - Nível de complexidade da leitura (Hommi Bhabha por exemplo)

2 - Riqueza de descrições de lugares e coisas, que obriga a pensar a cada página (O nome da Rosa, O senhor dos Anéis e etc...)

3 - História que te faz dormir, o que obriga a ter mais atenção (Iracema e Helena por exemplo)

Entretanto, a minha escolha é:

Il Barone Rampante - Italo Calvino
O livro que li que mais me fez ter atenção com certeza foi Il Barone Rampante (O Barão Trepador ou O Barão nas Árvores, por conta da ambiguidade do "trepador" aqui no Brasil). O motivo é simples: O livro está em italiano e eu NÃO SEI LER ITALIANO. Claro que tentei, e terminei o livro, mas é horrível interromper a leitura para consultar dicionários. O livro conta a história de um jovem que decide subir nas árvores e não desce nunca mais de lá, o que o obriga a criar um outro mundo (ou um Third Space) em cima das árvores.

Resolvi ler esse livro após ver uma palestra na universidade sobre Guimarães Rosa, onde citaram o Il Barone. Até então não existia uma edição em português do Brasil, apenas uma edição de Lisboa que não tive acesso. Aí consegui emprestado a versão italiana. Por sorte, hoje já possuímos uma edição (pela Companhia das Letras) traduzida por Nilson Molin, que já comprei um exemplar e pretendo ler ainda esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails